Fique Ligado na Hora!!!!

16 de março de 2011

SBF trabalha para regulamentar profissão de físico

Carta enviada a senador pelo presidente da SBF, Celso Pinto de Melo, solicita desarquivamento de projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de Físico

Com o início da nova legislatura em Brasília, a Sociedade Brasileira de Física volta a se engajar na regulamentação da profissão do físico. A instituição, por meio de seu presidente, Celso Pinto de Melo, enviou nesta semana uma carta ao senador Marcelo Crivella, que em 2005 havia criado Projeto de Lei no sentido de dar encaminhamento à questão. Por força da mudança na composição do Congresso, o PL foi arquivado no dia 21 de janeiro.

A iniciativa, que tem por objetivo permitir aos físicos acesso livre aos mercados de trabalho relativos à sua profissão, foi reportada na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.
O problema surge quando físicos precisam atuar em áreas multidisciplinares, como na medicina ou na geofísica. Sem regulamentação adequada, eles podem ser impedidos de atuar, por exemplo, na área de equipamentos para diagnóstico médico que envolvam processos físicos. "O profissional de radiação pode ser um físico que entende de saúde", exemplifica Celso de Melo.

Na carta enviada no dia 21, por e-mail, ao senador Crivella, a SBF solicita o desarquivamento do Projeto de Lei No. 159 de 2005, que dispõe sobre o exercício da profissão de físico, e dá outras providências. "Na oportunidade, coloco a Diretoria e Conselho de nossa Sociedade inteiramente à disposição de V. Ex.a para prestar qualquer informação, bem como participar de qualquer reunião, que se façam necessárias ao bom andamento do projeto de lei pelas diversas instâncias do Congresso Nacional", escreve Celso de Melo, na missiva enviada ao congressista.

Uma consequência natural da regulamentação da profissão é a futura criação de um Conselho Regional de Física, que possa controlar e defender os interesses de seus afiliados e garantir aos profissionais da área o direito de atuar nos mais diversos campos que essa área da ciência abrange.

Esse não representa necessariamente a opinião do Centro Acâdemico de Física da UFPI, pois temos muito que discutir sobre esse assunto, há muitas posições pro e contra a regulamentação da Profissão de Físico.
Veja alguns textos que tratam da regulamentação da profissão.



Você pode enriquecer essa discussão mandando seu posicionamento, enviando novos textos e respondendo a enquete a respeito do tema.


Fonte: SBF

Nenhum comentário: