Fique Ligado na Hora!!!!

21 de março de 2011

Protesto de estudantes irá parar trânsito na Av. Frei Serafim por melhorias na educação pública

Estudantes Piauienses mobilizados pelas entidades estudantis realizarão grandes manifestações no estado durante a Jornada Nacional de Lutas, convocada no Brasil pela União Nacional dos Estudantes - UNE, União Brasileira dos Estudantes - UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, para essa semana do dia 21 a 25 de março com o tema “A Educação tem que ser 10” cobrando mais investimentos para a educação.

As principais bandeiras levantadas pelos estudantes são que o governo destine 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para rubrica educação. Isso faz parte de uma pauta bastante ampla e que já está a pleno vapor no Congresso Nacional, no qual irá discutir e aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que oficializará as diretrizes e metas da educação brasileira para o decênio 2011-2020.

No Piauí as entidades estudantis sairão às ruas com o tema “A educação no Piauí tem que ser 10”, acrescentando às bandeiras de luta nacional questões de pauta local. Serão tratadas na Jornada Estadual dos Estudantes assuntos como a desestruturação da UESPI e das escolas públicas estaduais, fato que já culminou na greve dos professores do estado e nesta segunda-feira (21/03) os estudantes e professores da UESPI realizaram um ato no Campus Torquato Neto (Pirajá) reivindicando a imediata estruturação das condições de trabalho e aprendizado, mediante a destinação de recursos. A constatação feita pelos manifestantes é que até material de expediente como pincéis para quadro branco e grampos estão faltando na instituição.

Na quarta-feira as entidades estudantis nacionais UNE, UBES, ANPG em conjunto com o movimento estudantil estadual os DCE’s da UFPI, IFPI, Faculdade Santo Agostinho, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, O Centro Colegial dos Estudantes Piauienses- CCEP, grêmios estudantis como o do Col. Agricola de Teresina-CAT, do LICEU e do IFPI e ainda as entidades de juventude União da Juventude Socialista - UJS, Legião de Vanguardas de Juventude - LVJ, JPTB, Brava Gente e Inst. Gandhi pretendem parar a principal avenida da cidade (Frei Serafim) e colocar mais de 4 mil estudantes secundaristas e universitários nas ruas.

A concentração inicia às 8 horas da manhã na Praça da Liberdade (em frente ao IFPI) de onde sairão em passeata às 10 horas até a Assembleia Legislativa do Piauí, local que será palco um grande Ato-Show e protestos e reivindicando maiores investimentos na educação piauiense, pelo fim do Jubilamento de estudantes nas Instituições Públicas de Ensino Superior (recentemente o reitor da UFPI expulsou mais de 2 mil estudantes), pela melhoria do transporte público e pela divisão igual dos royalties do pré-sal para os estados. Neste ato os estudantes pretendem provocar as autoridades públicas e conquistar apoio dos deputados estaduais na luta por mais investimentos na educação e apoio para derrubada dos vetos aos projetos que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação e divisão igual aos estados do royalties do pré-sal. Ao término do ato terá show de artistas.

Programação
QUARTA-FEIRA (23/03) EM TERESINA
8H CONCENTRAÇÃO DA PASSEATA NA PRAÇA DA LIBERDADE (EM FRENTE AO IFPI)
10H SAÍDA DA PASSEATA RUMO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ PELA AV. FREI SERAFIM
12H ATO-SHOW EM FRENTE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ

Nenhum comentário: