Fique Ligado na Hora!!!!
25 de outubro de 2011
Estudantes teresinenses voltarão às ruas contra o aumento da passagem
11 de outubro de 2011
II Campeonato de Futsal
O Centro Acadêmico de Física (CAFIS) promoverá o II Campeonato de Futsal–Campeonato intercursos de futsal UFPI. Os interessados poderão inscrever suas equipes com um limite de dez (10) atletas, até o dia 26/10/2011. Para realizar a inscrição, além de pagar uma taxa de R$50 por equipe, o grupo terá que contribuir com o valor de R$ 4,00 a cada jogo para custeio da arbitragem. Os documentos necessários para inscrição da equipe são: cópia do documento de identidade e da confirmação de matrícula de cada participante.
Os jogos acontecerão no Setor de Esportes da UFPI e o campeonato será aberto a todos os alunos da UFPI. Os dois primeiros colocados receberão premiações em dinheiro e a tabela dos dias e horários será disponibilizada logo após o encerramento das inscrições.
Baixe a ficha de inscrição aqui!!!
Para mais informações entre em contato com Antonio Alves, no telefone 9973-7171 ou pelo email cafisufpi@gmail.com
10 de outubro de 2011
Ato público na Câmara pede royalties do pré-sal para ciência
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPF) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) promoveram nesta quinta-feira (29) um ato público na Câmara dos Deputados, em Brasília, em defesa do uso dos recursos provenientes dos royalties da exploração do petróleo na camada pré-sal em educação, ciência, tecnologia e inovação.
A Sociedade Brasileira de Física (SBF) esteve representada na ocasião por seu presidente, Celso de Melo. Ele manifestou seu apoio ao esforço, que conta com uma petição pública a ser entregue ao Congresso Nacional.
"É muito importante demonstrarmos agora essa preocupação, em vez de lamentar mais tarde as decisões que possam vir a ser tomadas", afirma Melo. "E é igualmente importante que a comunidade científica se envolva com o esforço, assinando a petição pública e manifestando seu apoio à iniciativa."
Para endossar o movimento, basta visitar o endereço http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051 e assinar eletronicamente o documento.
Proposta
Em carta enviada à Presidência da República no início do mês, a SBPC e a ABC destacaram a necessidade de que 30% dos recursos provenientes dos royalties de partilha destinados aos Estados, Municípios e Distrito Federal na exploração das reservas de petróleo na camada pré-sal sejam destinados à educação e ao sistema de CT&I (Ciência, Tecnologia e Inovação). A íntegra da carta pode ser encontrada aqui.
A iniciativa tem o apoio de uma série de instituições ligadas ao ensino e à pesquisa, como Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), UNE (União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANGP), Abipti (Associações Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação), Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) e Anprotec (Associação de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).
"Nossa proposta é de que os royalties do pré-sal sejam utilizados para resolver duas questões importantíssimas para o futuro do Brasil: melhorar a qualidade do ensino público e dotar nossas instituições de pesquisa e empresas das condições necessárias para promover a inovação tecnológica", disse Helena Nader, presidente da SBPC.
Para participar do movimento e assinar a petição pública, clique aqui.
6 de outubro de 2011
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada no auditório do CT
De 17 a 23 de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza a oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em parceria e com o apoio de várias instituições, entre elas as Fundações de Amparo à Pesquisa. E nesse chamamento, o Governo do Estado do Piauí, a SEDET e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) realizam o Workshop Pesquisa Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento do Piauí, no dia 18 de outubro, no Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.
A programação do evento já está completa e contará com palestras, mesas-redondas e cases sobre os temas abordados no evento, que tem como objetivo possibilitar o diálogo entre a comunidade acadêmica e órgãos do poder público a fim de definir áreas prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. O workshop tem o apoio da UFPI e da UESPI e tem o intuito de atrair a participação de estudantes de vários cursos das universidades locais e a população.
A presidente da FAPEPI, Bárbara Melo, conduzirá a abertura do evento, prevista para começar às 9 horas da manhã. Às 9h30, o público, que terá entrada franca, conferirá a palestra do pesquisador Prof. Dr. José Ferreira Nunes, do programa RENORBIO (Rede Nordestina de Biotecnologia). Depois de um breve intervalo, às 10h45, acontece uma mesa-redonda sobre ‘Pesquisa Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento do Piauí', com representantes da SEPLAN, SEDET, IFPI, EMBRAPA, UFPI e UESPI.
À partir das 14h30, acontecem dois cases. O primeiro é sobre ‘Parceria público-privada em inovação tecnológica: um estudo de caso na região do Delta do Parnaíba para o desenvolvimento sustentável', comandado pelo Prof. Dr. José Roberto de Souza de Almeida Leite - UFPI -Parnaíba. O outro será sobre ‘Desenvolvimento de bioprocessos de caracterização e sistemas de produção para animais naturalizados, conduzido pelo Prof. Dr. Firmino José Vieira Barbosa, da UESPI. Às 18 horas, o evento será encerrado.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 traz como tema as "Mudanças Climáticas". As atividades durante a semana em todo o Brasil são gratuitas e envolvem população nos estados, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (CT&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.