Fique Ligado na Hora!!!!

6 de outubro de 2011

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada no auditório do CT

De 17 a 23 de outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza a oitava edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em parceria e com o apoio de várias instituições, entre elas as Fundações de Amparo à Pesquisa. E nesse chamamento, o Governo do Estado do Piauí, a SEDET e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) realizam o Workshop Pesquisa Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento do Piauí, no dia 18 de outubro, no Centro de Tecnologia (CT) da UFPI.

A programação do evento já está completa e contará com palestras, mesas-redondas e cases sobre os temas abordados no evento, que tem como objetivo possibilitar o diálogo entre a comunidade acadêmica e órgãos do poder público a fim de definir áreas prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. O workshop tem o apoio da UFPI e da UESPI e tem o intuito de atrair a participação de estudantes de vários cursos das universidades locais e a população.

A presidente da FAPEPI, Bárbara Melo, conduzirá a abertura do evento, prevista para começar às 9 horas da manhã. Às 9h30, o público, que terá entrada franca, conferirá a palestra do pesquisador Prof. Dr. José Ferreira Nunes, do programa RENORBIO (Rede Nordestina de Biotecnologia). Depois de um breve intervalo, às 10h45, acontece uma mesa-redonda sobre ‘Pesquisa Científica e Tecnológica para o Desenvolvimento do Piauí', com representantes da SEPLAN, SEDET, IFPI, EMBRAPA, UFPI e UESPI.

À partir das 14h30, acontecem dois cases. O primeiro é sobre ‘Parceria público-privada em inovação tecnológica: um estudo de caso na região do Delta do Parnaíba para o desenvolvimento sustentável', comandado pelo Prof. Dr. José Roberto de Souza de Almeida Leite - UFPI -Parnaíba. O outro será sobre ‘Desenvolvimento de bioprocessos de caracterização e sistemas de produção para animais naturalizados, conduzido pelo Prof. Dr. Firmino José Vieira Barbosa, da UESPI. Às 18 horas, o evento será encerrado.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 traz como tema as "Mudanças Climáticas". As atividades durante a semana em todo o Brasil são gratuitas e envolvem população nos estados, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (CT&I), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Nenhum comentário: