Fique Ligado na Hora!!!!

19 de maio de 2010

II Mostra Cultural Oscar Niemeyer leva arte à UFPI

Até sexta-feira (21), os corredores e pátios do CCE e CCHL da Universidade Federal do Piauí deixam de ser apenas um local de passagem e tornam-se um grande mural artístico. Intervenções artísticas, exposições de fotografias e poesias enfeitam a UFPI desde terça-feira, quando se deu início a "II Mostra Cultural - Ano Oscar Niemeyer", organizada pelo Diretório Central de Estudantes, com auxílio dos alunos de vários cursos.

A mostra é voltada para estudantes da UFPI e da comunidade em geral, e tem como objetivo principal fomentar aprodução cultural e artística da universidade. Pessoas de várias áreas participam da mostra, seja palestrando, ministrando oficinas (no total são 16), ou assistindo a elas.

Gardiê Silveira, um dos coordenadores do evento, explica o porquê da homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, "Ano passado homenageamos o dramaturgo Augusto Boal, que morreu em 2009, esse ano quisemos homenagear uma pessoa diferente, alguém que estivesse vivo, então escolhemos Oscar Niemeyer, que apesar de ser arquiteto tem muito a ver. Além do mais, Brasília recém-completou 50 anos, e ele é o ícone de Brasília", explica.

A mostra conta com exposições fotográficas com material dos próprios alunos da UFPI, além de poesias também feitas pelos acadêmicos. Nas salas de aula do departamento de artes acontecem oficinas (que se iniciaram dia 18 e vão até sexta-feira, 21), que incluem Arqueologia, Bioconstrução, Desenho Artístico, Humor Gráfico, Poesia, Teatro e a estética do oprimido, Youtube como ferramenta, Xadrez, Pintura em camisetas, Teatro para estudantes, Dança Jazz, Cerâmica, Origami, Criação e Finalização de Personagem, Stêncil em camisa e Percussão.

Beto Cavalcante, aluno da UFPI, ministra o curso de Pintura em camisetas, "Na oficina utilizamos técnicas novas, desenvolvidas a partir de pesquisas, e no fim faremos uma exposição com as camisas pintadas à mão", disse Beto, que ainda é acadêmico, mas almeja um dia ser professor de Artes da universidade.

Fonte: ufpi.br

Nenhum comentário: