Fique Ligado na Hora!!!!

30 de agosto de 2011

Além do que a imprensa diz sobre a manifestação contra o aumento da passagem de ônibus

Além do que a imprensa diz sobre a manifestação contra o aumento da passagem de ônibus

Ontem (29/08), o Centro de Teresina, capital piauiense, parou para se indignar contra o aumento abusivo da passagem de ônibus. Uma luta que deve ser abraçada por todas as classes, foi abraçada como sempre primeiramente pelos estudantes, uma parcela da sociedade que se indigna e está sempre presente nas diversas lutas brasileira, piauienses e teresinense. Desde o massacrante período da ditadura militar até lutas contra o aumento da passagem de ônibus os caros colegas do movimento estudantil estão presentes.
Nas manifestações de ontem os estudantes protestam contra o aumento da passagem de ônibus, de R$ 1,95 para R$ 2,10, aumento de 10,53% autorizado pelo prefeito Elmano Férrer (PTB) no sábado passado (27/08). Há mais de 100 (cem) dias os movimentos populares conseguiram o congelamento da passagem, mas a prefeitura como sempre em uma manobra contra a sociedade autorizou mais uma vez o aumento.
Mais de 500 pessoas ocuparam as ruas de Teresina em protesto por mais de 9 horas, em sua maioria estudantes. O ato organizado entre outras entidades pelo Diretório central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí – DCE/UFPI, União da Juventude Socialista – UJS e Coletivo da União Nacional dos Estudantes – UNE-PI e União Brasileira de Estudantes Secundaristas – UBES-PI. O ato parou a Avenida Frei Serafim por toda a tarde e gerou congestionamentos gigantescos dando conhecimento à população do problema que é o aumento abusivo.
O confronto com a polícia teve início quando os manifestantes chegaram à Avenida Maranhão, próximo à sede do Sindicato das Empresas de Ônibus. Inconformados, os estudantes seguiram novamente para a Avenida Frei Serafim, onde um estudante foi atropelado propositalmente por um ônibus. Após grande aglomeração dos estudantes que saiam das escolas ao meio dia, alguns estudantes mais exaltados e indignados arremessaram pedras nos ônibus que passavam no momento, porque o motorista teria tentado atropelar os manifestantes.
A tropa de choque foi acionada, efetuou tiros de bala de borracha e usou spray de pimenta contra os estudantes. No momento da detenção dos estudantes, mesmo sem esboçar reação, alguns jovens chegaram a ser agredidos por policiais (foto). No total, seis jovens foram apreendidos e levados para Central de Flagrantes de Teresina. Dentre os detidos estavam dois menores, todos foram acompanhados pelo Assessor Jurídico do DCE/UFPI.
Depois de duas horas de detenção, os seis jovens detidos foram liberados. A Central de Flagrantes concluiu que não houve forma de identificar que os estudantes haviam arremessados pedras contra os policiais e os ônibus, assim não tinha como ser dado o flagrante.
O que se viu, e o que se vê é uma imprensa “auto-sugestionada” a favorecer certas camadas da sociedade, nas matérias jornalísticas o que transpareceu é que a manifestação foi única e exclusivamente para se quebrar ônibus, e sobre isso as lideranças do movimento deixam bem claro que esse não é objetivo, mas não tem como controlar todos que estão presentes nos atos.
Além do que a imprensa diz sobre a manifestação contra o aumento da passagem esqueceu-se de dizer que o objetivo da manifestação era fazer com que a Prefeitura e os seus amigos empresários do setor de transporte coletivo não podem esquecer que o povo ainda tem o poder nas mães e nas lutas. As manifestações continuarão e o povo inteiro vai abraçar a causa, pois é justa.

Gardiê Silveira, Secretário de Cultura da UJS-PI

Nenhum comentário: