Estudantes Piauienses mobilizados pelas entidades estudantis realizarão grandes manifestações no estado durante a Jornada Nacional de Lutas, convocada no Brasil pela União Nacional dos Estudantes - UNE, União Brasileira dos Estudantes - UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, para essa semana do dia 21 a 25 de março com o tema “A Educação tem que ser 10” cobrando mais investimentos para a educação.
As principais bandeiras levantadas pelos estudantes são que o governo destine 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para rubrica educação. Isso faz parte de uma pauta bastante ampla e que já está a pleno vapor no Congresso Nacional, no qual irá discutir e aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que oficializará as diretrizes e metas da educação brasileira para o decênio 2011-2020.
No Piauí as entidades estudantis sairão às ruas com o tema “A educação no Piauí tem que ser 10”, acrescentando às bandeiras de luta nacional questões de pauta local. Serão tratadas na Jornada Estadual dos Estudantes assuntos como a desestruturação da UESPI e das escolas públicas estaduais, fato que já culminou na greve dos professores do estado e nesta segunda-feira (21/03) os estudantes e professores da UESPI realizaram um ato no Campus Torquato Neto (Pirajá) reivindicando a imediata estruturação das condições de trabalho e aprendizado, mediante a destinação de recursos. A constatação feita pelos manifestantes é que até material de expediente como pincéis para quadro branco e grampos estão faltando na instituição.
Na quarta-feira as entidades estudantis nacionais UNE, UBES, ANPG em conjunto com o movimento estudantil estadual os DCE’s da UFPI, IFPI, Faculdade Santo Agostinho, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, O Centro Colegial dos Estudantes Piauienses- CCEP, grêmios estudantis como o do Col. Agricola de Teresina-CAT, do LICEU e do IFPI e ainda as entidades de juventude União da Juventude Socialista - UJS, Legião de Vanguardas de Juventude - LVJ, JPTB, Brava Gente e Inst. Gandhi pretendem parar a principal avenida da cidade (Frei Serafim) e colocar mais de 4 mil estudantes secundaristas e universitários nas ruas.
A concentração inicia às 8 horas da manhã na Praça da Liberdade (em frente ao IFPI) de onde sairão em passeata às 10 horas até a Assembleia Legislativa do Piauí, local que será palco um grande Ato-Show e protestos e reivindicando maiores investimentos na educação piauiense, pelo fim do Jubilamento de estudantes nas Instituições Públicas de Ensino Superior (recentemente o reitor da UFPI expulsou mais de 2 mil estudantes), pela melhoria do transporte público e pela divisão igual dos royalties do pré-sal para os estados. Neste ato os estudantes pretendem provocar as autoridades públicas e conquistar apoio dos deputados estaduais na luta por mais investimentos na educação e apoio para derrubada dos vetos aos projetos que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação e divisão igual aos estados do royalties do pré-sal. Ao término do ato terá show de artistas.
Programação
QUARTA-FEIRA (23/03) EM TERESINA
8H CONCENTRAÇÃO DA PASSEATA NA PRAÇA DA LIBERDADE (EM FRENTE AO IFPI)
10H SAÍDA DA PASSEATA RUMO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ PELA AV. FREI SERAFIM
12H ATO-SHOW EM FRENTE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ