Fique Ligado na Hora!!!!

21 de março de 2011

Protesto de estudantes irá parar trânsito na Av. Frei Serafim por melhorias na educação pública

Estudantes Piauienses mobilizados pelas entidades estudantis realizarão grandes manifestações no estado durante a Jornada Nacional de Lutas, convocada no Brasil pela União Nacional dos Estudantes - UNE, União Brasileira dos Estudantes - UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG, para essa semana do dia 21 a 25 de março com o tema “A Educação tem que ser 10” cobrando mais investimentos para a educação.

As principais bandeiras levantadas pelos estudantes são que o governo destine 10% do PIB e 50% do fundo social do pré-sal para rubrica educação. Isso faz parte de uma pauta bastante ampla e que já está a pleno vapor no Congresso Nacional, no qual irá discutir e aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) que oficializará as diretrizes e metas da educação brasileira para o decênio 2011-2020.

No Piauí as entidades estudantis sairão às ruas com o tema “A educação no Piauí tem que ser 10”, acrescentando às bandeiras de luta nacional questões de pauta local. Serão tratadas na Jornada Estadual dos Estudantes assuntos como a desestruturação da UESPI e das escolas públicas estaduais, fato que já culminou na greve dos professores do estado e nesta segunda-feira (21/03) os estudantes e professores da UESPI realizaram um ato no Campus Torquato Neto (Pirajá) reivindicando a imediata estruturação das condições de trabalho e aprendizado, mediante a destinação de recursos. A constatação feita pelos manifestantes é que até material de expediente como pincéis para quadro branco e grampos estão faltando na instituição.

Na quarta-feira as entidades estudantis nacionais UNE, UBES, ANPG em conjunto com o movimento estudantil estadual os DCE’s da UFPI, IFPI, Faculdade Santo Agostinho, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, O Centro Colegial dos Estudantes Piauienses- CCEP, grêmios estudantis como o do Col. Agricola de Teresina-CAT, do LICEU e do IFPI e ainda as entidades de juventude União da Juventude Socialista - UJS, Legião de Vanguardas de Juventude - LVJ, JPTB, Brava Gente e Inst. Gandhi pretendem parar a principal avenida da cidade (Frei Serafim) e colocar mais de 4 mil estudantes secundaristas e universitários nas ruas.

A concentração inicia às 8 horas da manhã na Praça da Liberdade (em frente ao IFPI) de onde sairão em passeata às 10 horas até a Assembleia Legislativa do Piauí, local que será palco um grande Ato-Show e protestos e reivindicando maiores investimentos na educação piauiense, pelo fim do Jubilamento de estudantes nas Instituições Públicas de Ensino Superior (recentemente o reitor da UFPI expulsou mais de 2 mil estudantes), pela melhoria do transporte público e pela divisão igual dos royalties do pré-sal para os estados. Neste ato os estudantes pretendem provocar as autoridades públicas e conquistar apoio dos deputados estaduais na luta por mais investimentos na educação e apoio para derrubada dos vetos aos projetos que destina 50% do fundo social do pré-sal para educação e divisão igual aos estados do royalties do pré-sal. Ao término do ato terá show de artistas.

Programação
QUARTA-FEIRA (23/03) EM TERESINA
8H CONCENTRAÇÃO DA PASSEATA NA PRAÇA DA LIBERDADE (EM FRENTE AO IFPI)
10H SAÍDA DA PASSEATA RUMO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ PELA AV. FREI SERAFIM
12H ATO-SHOW EM FRENTE A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ

16 de março de 2011

SBF trabalha para regulamentar profissão de físico

Carta enviada a senador pelo presidente da SBF, Celso Pinto de Melo, solicita desarquivamento de projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão de Físico

Com o início da nova legislatura em Brasília, a Sociedade Brasileira de Física volta a se engajar na regulamentação da profissão do físico. A instituição, por meio de seu presidente, Celso Pinto de Melo, enviou nesta semana uma carta ao senador Marcelo Crivella, que em 2005 havia criado Projeto de Lei no sentido de dar encaminhamento à questão. Por força da mudança na composição do Congresso, o PL foi arquivado no dia 21 de janeiro.

A iniciativa, que tem por objetivo permitir aos físicos acesso livre aos mercados de trabalho relativos à sua profissão, foi reportada na edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.
O problema surge quando físicos precisam atuar em áreas multidisciplinares, como na medicina ou na geofísica. Sem regulamentação adequada, eles podem ser impedidos de atuar, por exemplo, na área de equipamentos para diagnóstico médico que envolvam processos físicos. "O profissional de radiação pode ser um físico que entende de saúde", exemplifica Celso de Melo.

Na carta enviada no dia 21, por e-mail, ao senador Crivella, a SBF solicita o desarquivamento do Projeto de Lei No. 159 de 2005, que dispõe sobre o exercício da profissão de físico, e dá outras providências. "Na oportunidade, coloco a Diretoria e Conselho de nossa Sociedade inteiramente à disposição de V. Ex.a para prestar qualquer informação, bem como participar de qualquer reunião, que se façam necessárias ao bom andamento do projeto de lei pelas diversas instâncias do Congresso Nacional", escreve Celso de Melo, na missiva enviada ao congressista.

Uma consequência natural da regulamentação da profissão é a futura criação de um Conselho Regional de Física, que possa controlar e defender os interesses de seus afiliados e garantir aos profissionais da área o direito de atuar nos mais diversos campos que essa área da ciência abrange.

Esse não representa necessariamente a opinião do Centro Acâdemico de Física da UFPI, pois temos muito que discutir sobre esse assunto, há muitas posições pro e contra a regulamentação da Profissão de Físico.
Veja alguns textos que tratam da regulamentação da profissão.



Você pode enriquecer essa discussão mandando seu posicionamento, enviando novos textos e respondendo a enquete a respeito do tema.


Fonte: SBF

15 de março de 2011

Seminário sobre o Plano Nacional de Educação (PNE)

No próximo dia 16 de março (quarta-feira), às 16h, o CAPe, juntamente com a Coordenação do Curso de Pedagogia realizará um Seminário para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE) que será aprovado ainda esse ano e norteará a educação brasileira de 2011 a 2020.
O Seminário será ministrado pelo Prof. Ms. Elton de Aquino Arruda, presidente da Central de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB) e acontecerá no Auditório Maria Salomé no CCE e será a todos os interessados pela temática.

6 de março de 2011

Palestra de Astronomia e Astrofísica no Departamento de Física/UFPI‏


Esta é uma palestra de divulgação e será introdutória. Necessariamente contará com temas atuais e muito elegantes sobre cosmologia e Astrofísica, em geral contexto da formação de galáxias e as chamadas Matéria e Energia escura.Este evento será gratuito e para o público em geral.
Espero que possa contar com oseu apoio e que possa comparecer no dia para imagens, e contato com o pesquisador.Isto amplia nosso horizonte de expectativas para assentar no âmbito da Física as grandezas da Astronomia.

DATA: Quinta-Feira, dia 10 de Março.
HORARIO: A partir das 17 horas.


Abaixo uma resumo sobre o tema da palestra.

Título: "Cosmologia e a formação e evolução de galáxias"

Resumo:
Ao longo das últimas décadas, o modelo cosmológico LCDM passou por inúmeros testes observacionais, tornando-se uma base sólida para uma descrição em larga escala do Universo.
Munidos desta base, é possível perguntarmo-nos como se formaram as galáxias e o que originou
toda a riqueza de propriedades e relações que nelas observamos.
Nesta apresentação, mostrarei um pouco do que sabemos sobre formação de galáxias e quais os
principais métodos e observações utilizados para isso. Também abordarei algumas das dificuldades encontradas (em particular quando tentamos examinar pequenas escalas de massa, como as de galáxias satélites do Grupo Local) e a maneira como estes problemas um desafio tanto ao nosso conhecimento dos processos astrofísicos, quanto possivelmente ao próprio modelo cosmológico.

2 de março de 2011

III Encontro de Estudantes de Física da UFPI -ENEF

No ano de 2011 será realizado o III Encontro de Estudantes de Física da UFPI -EnEF, nos dias 3, 4 e 5 de Maio de 2011.Com uma programação bem diferenciada tento como tema " Física e suas tecnologias", contará com palestras, mini-curso, oficinas, mesas redondas e exposições de trabalhos dos alunos e professores do ensino superior do Piauí além de um momento para diversão entre todos.
Já adiantamos que ja estão confirmados 4 palestrantes e que a partir do dia 10 de março estaremos anunciando partes da programação do III EnEF. Aguardem!!!

Enquanto isso visite a pagina do Evento:


Siga-nos no Twitter:


Sugestões, pelos E-mail's :

cafisufpi@gmail.com
enefpi@gmail.com